Dicas Práticas para Viajar a Dubai
Dicas Práticas para uma viagem a Dubai
De uma vila de pescadores ao destino global numero 1 do mundo eleito 3 vezes consecutivas pelo Travellers´Choice Award do Trip Advisor. Viajamos a Dubai em Setembro de 2024 e passamos 6 dias incríveis neste destino que combina um pouco de tudo: praia, deserto, entretenimento, cultura, gastronomia, compras e muito mais.
Obrigada a @visit.dubai pelo roteiro perfeito criado para o @viajandocomhistoria. Lembranças lindas que construímos ao longo de 6 dias na cidade, vivenciando um destino que sempre sonhei em conhecer!
Já escrevi um post detalhado sobre como foi nosso roteiro, que lugares visitamos, valores de museus, e atrações. Mas no post a seguir gostaria de compartilhar algumas dicas práticas para um viajante que está planejando uma viagem a Dubai e tudo o que você precisa saber para ter a melhor experiência neste destino que foi muito além das minhas expectativas.
1 - Fuso Horário
Se puder escolha um voo que chegue a noite em Dubai, considerando que são em torno de 15 horas de voo São Paulo-Dubai e que a cidade está 7 horas à frente do horário de Brasília. Foi muito bom chegar em Dubai e poder ter uma noite de sono para estar pronta e descansada na manhã seguinte para explorar o destino. Nosso voo da Emirates saiu 01:05 de SP e chegou às 22h55 hora local em Dubai
Se seu voo chegar pela manhã, não marque nada no 1o dia, você vai precisar de pelo menos uma manhã, para descansar e se adaptar ao fuso horário.
2 - Visto, Seguro e Passaporte
Não é necessário a emissão de visto para os Brasileiros, porém é obrigatório um seguro viagem e que o passaporte tenha validade superior a 6 meses após a data da viagem
3 - A melhor época para ir
Dubai é um país quente, então escolher o período com as melhores temperaturas é importante. O período entre novembro e abril é o melhor já que as temperaturas médias variam entre 26o a 36o
4 - Baixe o aplicativo Careem
Este é o aplicativo de locomoção mais comum em Dubai. Nós usamos praticamente para todos os deslocamentos. Foi excelente e muito prático. Os carros eram novos, e mesmo sem a necessidade de se comunicar com o motorista todos falavam em íngles. Foi bem tranquilo.
5 - Inglês é a 2a língua
Dubai é uma cidade onde vivem pessoas de mais de 200 nacionalidades, um lugar cosmopolita, multicultural e apesar do Árabe ser a língua oficial, o inglês é praticamente o 2o idioma. Não tivemos nenhum problema na comunicação. Inclusive as placas nas ruas de trânsito, de direção estão sempre em inglês também
6 - Quantos dias em Dubai
Aqui vou compartilhar minha experiência pessoal. Ficamos 6 dias na cidade, e tivemos uma experiência incrível em museus, souks, safari no deserto, restaurantes, e muito mais. Então em geral minha sugestão seria em torno de 1 semana em Dubai, já que existe uma infinidade de lugares para conhecer, experiências para viver. O importante é planejar corretamente de acordo com os seus interesses, e suas preferências.
7 - Cartão ou dinheiro
Aqui compartilho a minha experiência pessoal. Nós levamos dóllar para trocar pela moeda local que é o Diham. Porém praticamente em todos os dias de viagem, usamos o cartão de crédito para tudo. Achei bem mais prático e rápido. Mesmo nos souks, que são os mercados tradicionais, usamos cartão de crédito.
8 - Bebida Alcoólica
A religião de Dubai é a mulçumana, onde geralmente bebidas alcoólicas não são permitidas. Mas em Dubai o consumo de álcool é autorizado em bares, hotéis e restaurantes. Por exemplo encontramos a venda de cerveja em diversos bares no Time Out Market que fica no Dubai Mall. Então na dúvida vale perguntar se bebidas alcoólicas podem são vendidas no local que você está.
9 - Código de Vestimenta
Em Dubai é permitido vestir-se de acordo com a sua preferência. Inclusive é permitido usar biquinis nas praias. Mas é importante lembrar que a religião é muçulmana, e em ambientes religiosos é necessário cobrir ombros e pernas. E em geral sempre respeitando as tradicões locais, se puder evite roupas muito curtas ou decotadas.
De qualquer forma, minha impressão é que Dubai é tão multicultural que as regras se tornaram bem flexíveis. E um ponto adicional é sobre a temperatura. Minha viagem foi em Setembro de 2024, com temperaturas médias entre 21o a 36o, um país quente e por isso é fundamental usar roupas frescas, mas lembrando que praticamente todos os ambientes tem ar condicionado. Então leve sempre uma pashmina para não sentir frio.
10 - Negocie sempre
Pechinchar faz parte da cultura árabe principalmente nos mercados tradicionais que são chamados os Souks. Então prepare-se para negociar e não pague o primeiro valor que é oferecido. Nós brasileiros não estamos muito acostumados a este tipo de negociação, viajar é estar aberto a novas culturas, costumes, então o nome do jogo é adaptação. E boas compras!
11 - Muito além de um destino de Luxo
Pensando em orçamento, principalmente sob a ótica de alimentação, minha impressão é que Dubai tem opções para todos os gostos e todos os bolsos. Desde redes internacionais até alta gastronomia, Dubai tem uma infinidade de opções. O segredo é pesquisar e se planejar para experimentar comidas típicas e adequar o seu orçamento.
Na minha opinião, esta regra vale para todos os tipos de gastos em Dubai, hotéis, alimentação, compras, transporte, tours. E um destino global e oferece opções na medida do seu orçamento.
12 - Transporte
Dubai não é uma cidade para se andar a pé. As distâncias são longas e o calor é forte. Por outros lado, a cidade oferece diversas opções de transporte como taxi, metro super moderno, aplicativo, barco que usamos para atravessar o Dubai Creek. Já o metro usamos para chegar até o museu do futuro. o transporte é super moderno e as indicações são bem fáceis para entender e se orientar.
Já taxi e aplicativo tem preços acessíveis, e não tivemos problema na comunicação já que todos falavam inglês. Foi muito tranquilo.
13 - Segurança
Me senti segura 100% do tempo que eu estive em Dubai, desde os locais mais modernos até nos bairros tradicionais em que é chamado Old Dubai. Todos falam com seus celulares na rua. Inclusive a noite, andamos nos arredores do Dubai Mall, me senti bem segura.
14 - Demonstração pública de afeto
Uma regra básica para qualquer viajante é sempre respeitar costumes e cultura locais. Então evite gestos como um abraço ou beijo em locais públicos, já que isso não é comum em Dubai.
15 - Gorjeta
Cada país tem uma regra sobre gorjeta. Em Dubai geralmente as gorjetas nos restaurantes costumam vir inclusas nos preços dos serviços. Porém para serviços de guias, maleteiros, fica a critério do cliente, as gorjetas extras.
16 - Padrão de Tomada
Não esqueça de levar um adaptador para seus aparelhos eletrônicos. O padrão de tomada é o plug britânico. e a voltagem é de 220V / 240V
17 - Comunicação
Assim que passamos na imigração no aeroporto de Dubai, recebemos um chip gratuito porém ele tem tempo limitado, então é importante que você tenha seu pacote de internet. Uma informação importante é que o Whatsapp não realiza chamadas de voz nos Emirados Árabes Unidos. Por outro lado, é muito comum que shoppings, atrações, restaurantes oferecem Wi-fi gratuito e de alta velocidade.
18 - Fotografias sem consentimento
Não fotografe qualquer pessoa, principalmente as mulheres, e especialmente se elas estiverem com trajes típicos, sem pedir uma permissão prévia. Esta é uma atitude considerada desrespeitosa nos Emirados Árabes Unidos
19 - Compre os tickets com antecedência
Uma dica de ouro. Reserve e compre todos os seus tickets para as atrações em Dubai com antecedências. Algumas atrações como o Museu do Futuro são muito concorridas, e muitas vezes não é possível chegar na hora e comprar o ingresso. As atrações tem horários definidos e minha recomendação é compre os tickets pelos sites, para não perder tempo e ficar decepcionado. Ter um planejamento dia a dia é fundamental para que a sua experiência seja a melhor possível.
20 - Divirta-se
Viajar é se abrir para uma nova cultura, um novo costume, comidas diferentes, hábitos diferentes do seu dia a dia, então a dica mais importante é: abra sua mente, seu coração para viver uma cultura diferente e divirta-se muito neste destino absolutamente incrível e muito preparado para receber seus visitantes
Compartilha este post com quem está planejando uma viagem a Dubai e acompanha o @viajandocomhistoria