Caribe Ilhas Cayman
%2009.49.07_bd15a440.avif)
Ilhas Cayman - Caribe
A convite do @visitcaymanislands e @visiteilhascayman o Viajandocomhistoria viajou até este pedacinho do paraíso no Caribe para conhecer e compartilhar todas as experiências das Ilhas Cayman. No total foram 5 dias de viagem, considerando a ida e a volta partindo de São Paulo. As Ilhas Cayman são um destino fora do óbvio, fora do turismo de massa, na minha opinião. Um lugar tranquilo que tem praias belíssimas com mar azul turquesa, uma delas, Seven Mile Beach, já foi eleita entre as 15 mais belas do mundo. Então ai vai minha experiência neste destino de férias que eu amei conhecer. Boa leitura e no final deixe sua opinião sobre o que você achou do blog!
Antes de tudo vamos falar da localização das Ilhas Cayman. No coração do Caribe, o arquipélago composto de 3 ilhas - Grand Cayman, Little Cayman e Cayman Brac, fica na parte oeste do Caribe situado cerca 240km ao sul de Cuba e290km a noroeste da Jamaica. Partimos de São Paulo, voamos até o Panamá por um pouco mais de 6horas e depois de conexão pegamos um voo de 1h40 pela Cayman Airways (@caymanairways) até Grand Cayman.
%2013.16.01_2669933a.avif)
Das 3 ilhas, Grand Cayman concentra a maior parte dos pontos de interesse e da própria polução que é em torno de 80 mil habitantes, e com mais de 100 nacionalidades diferentes. As Ilhas Cayman tem um das maiores rendas per capitas do Caribe e é considerada a capital gastronômica do Caribe com mais de 200 restaurantes espalhados por Grand Cayman. E realmente as ilhas merecem toda o reconhecimento sob a ótica da gastronomia. Eu amei tudo o que eu experimentei. Uma combinação da cozinha caribenha, internacional, mediterrânea, com muitos peixes, e frutos do mar. Sem dúvida, um diferencial no Caribe.
As Ilhas Cayman são um território ultramarino britânico, o idioma oficial é ingles britânico e a `mão` no trânsito é inglesa.
Dicas Práticas:
Para entrar nas Ilhas Cayman, brasileiros não precisam de visto nem de vacina de febre amarela. Basta o passaporte válido. E como voamos do Brasil ao Panamá, também não foi necessário visto.
Em função da colonização inglesa, no trânsito, a mão é inglesa, mas repare que se você for alugar um carro, existem opções para direção como no Brasil, com o volante à esquerda do carro. Um sugestão, prefira um carro com direção automática.
Sobre alugar um carro. Grand Cayman que é a Ilha principal e onde está situada sua capital - George Town, tem em torno de 200km2. É uma ilha pequena, mas na minha opinião é importante alugar um carro para aproveitar as diversas praias, ir ao centrinho de George Town que é colorido e pitoresco, conhecer restaurantes e hotéis. Ter um carro faz diferença.
Quando ir: A alta temporada nas Ilhas Cayman é entre meados de novembro até março/abril, é a estação menos chuvosa. Porém estive nas ilhas no final de Julho que é verão no hemisfério norte, e pegamos chuvas rápidas de 5 a 10 minutos. E em seguida da chuva abriu um céu absolutamente azul com aquele sol perfeito para estar na praia. O Caribe sendo o Caribe! É praticamente verão o ano todo com um clima tropical. As temperaturas variam entre 25o a 32o. Minha experiência pessoal: Eu voltaria com certeza nesta época de baixa temporada, que no meu caso foi final de Julho.
%2013.16.02_8e057f18.avif)
A moeda é chamado de Dólar das Ilhas Cayman, mas o dólar americano é amplamente aceito assim como todos os cartões de crédito. Observe somente que talvez em alguns estabelecimento, com o pagamento em dólar americano você pode receber o troco em dólar das Ilhas Cayman.
Onde se Hospedar: A maioria dos hotéis estão situados ao longo da praia mais famosa da Grand Cayman que é a Seven Mile Beach. As hospedagens são excelentes, com grandes resorts e hotéis. Minha hospedagem foi no Hotel Indigo @hotelindigograndcayman. Alguns são `pé na areia` e outros a poucos metros da praia. Mas em geral achei a estrutura dos hotéis e resorts excelentes. Conheci o Seafire Resort, Marriott e Hampton by Hilton.
Quanto tempo de estadia: Minha experiência foi de 5 dias já considerando o dia de viagem de SP-Cayman-SP, para ida e volta. No total conhecemos mais de 20 lugares então eu achei que o tempo nas ilhas foi bem adequado.
Curiosidades:
E como eu amo uma historia, ai vai uma curiosidade sobre as Ilhas Cayman no Caribe. O ano era 1503 e foi Cristovão Colombo quem descobriu as ilhas. Na sua quarta viagem às Américas, o vento desviou seu barco e ele encontrou este paraíso sensacional no coração do Caribe. E logo na sua chegada um ponto lhe chamou muita atenção, o enorme número de tartarugas marinhas que ele avistou. Parece que inclusive ele teria mencionado que haviam tantas tartarugas que era possível fazer um caminho delas do mar até a terra, será? Por causa do quantidade de tartarugas, Colombo batizou as ilhas de Las Tortugas.
Uma outra curiosidade nas ilhas são os galos e galinhas que andam livremente por todos os cantos, pelas praias, pelas ruas, estradas, estabelecimentos comerciais. É bem pitoresco e me lembro a cidade de Key West na Florida. Ai fica uma dica, atenção se estiver dirigindo um carro pelas ruas de Grand Cayman, fique sempre atento quando galos e galinhas estiverem atravessando a rua, e pare o carro.
Hospedagem:
A rede de hoteis e resorts nas Ilhas Cayman é excelente e a maioria fica na orla da praia Seven Mile Beach. Nossa hospedagem foi no Hotel Indigo - @hotelindigograndcayman que fica bem localizado e tem uma ótima estrutura. Ele fica em torno de 150 metros da praia, com uma estrutura de cadeiras, toalhas bem bacana. Sobre os restaurantes, o principal é o Catalina onde acontece o café da manhã que é a la carte e jantares. Bem ao lado, se você preferir um café mais rapido, existe um `grab and go` bem prático.
Ainda sobre os restaurantes, o hotel conta com um rooftop badalado que é o Pom Pom e o restaurante RASA com uma cozinha aberta onde o visitante acompanha cada etapa.
Os quartos são amplos, confortáveis e ficamos em um com a varanda com vista para a praia. E o por do sol era aquele momento esperado no fim da tarde.
Roteiro Completo:
Chegamos ao aeroporto de Grand Cayman em torno das 17h, o procedimento de alfândega foi bem rápido e do aeroporto até o Hotel Indigo @hotelindigograndcayman dirigmos em torno de 10 a 15 minutos. A ilha é tranquila, e difícil ter engarrafamento. Check-in feito, demos um pulo rápido na praia, a final estávamos em frente a uma das praias mais bonitas do mundo - Seven Mile Beach, e o momento era de por do sol! o sol se põe no mar e o espetáculo é sensacional. Então fomos lá, tirar aquelas fotos da vida. De volta ao hotel era hora do nosso 1o jantar!
Restaurante Catalina - @hotelindigograndcayman
O jantar foi no restaurante principal do Hotel Indigo Grand Cayman, ele se chama Catalina. E o Café da manhã a la carte também acontece no Catalina. O ambiente é lindo, amplo, de frente para a piscina, e tem aquele charme descontraído do Caribe. A comida é divina, e experimentamos ceviche e seabass que é um peixe que eu amo, e não encontro muito no Brasil.
Cayman Turtle Center - @caymanturtlecenter
Dia seguinte, depois do café da manhã a la carte no Hotel Indigo, dirigimos até uma das atrações mais visitadas de George Town. Foi incrível conhecer um dos maiores centros de conservação de tartarugas marinhas do mundo que fica aqui no Caribe.
E você também pode viver esta experiência. Já foram mais de 36000 mil tartarugas criadas e entregues aos mares e oceanos. O CaymanTurtle Center localizado nas ilhas Cayman. Muito mais do que uma atração turística, trata-se de um espaço de preservação, e educação sobre a vida marinha especialmente as tartarugas verdes que são um símbolo das Ilhas.
O Centro foi criado em 1968 com o objetivo de evitar a extinção delas e se transformou em um modelo de conservação. Eu não acompanhei mas o momento mais emocionante do trabalho é a liberação das tartarugas no oceano. Se você estiver por lá, consulte sobre as datas programadas. Você pode passar um dia inteiro no Turtle Center, são várias atrações incluindo uma lagoa para nadar com snorkel e observar os peixes. Eu amei a visita, foi emocionante ver as tartarugas marinhas.
%2013.24.16_9eed1616.avif)
West Bay Doc
No caminho de volta para o almoço, paramos em uma praia. Ela se chama West Bay Doc. Em uma parte da praia existe um pequeno pier, e de lá é possível observar aquele mar azul turquesa que deixa a gente praticamente hipinotizado. Uma parada rápida para fotos e seguimos para o almoço. Mas se você tiver tempo, vale caminhar e entrar no mar.
Restaurante The Brasserie - @brasseriecayman
E seguindo a experiência gastronômica, imagina um restaurante em que o que você come foi colhido bem ao lado literalmente. O conceito é `da horta direto para o prato` e é assim no Restaurante Brasserie nas Ilhas Cayman. Ao lado do restaurante, existe uma horta orgânica repleta de ervas, vegetais, frutas que são colhidas diariamente pelos próprios chefs.
Eu fiz um tour guiado e completo antes do almoço com um dos garçons, foi bem bacana. E tem mais uma curiosidade, os peixes vem direto de barcos próprios operados por pescadores que são da equipe do Brasserie. E quanto ao cardápio ele vai mudando quase diariamente seguindo a sazonalidade e a disponibilidade dos ingredientes, respeitando o ciclo da natureza. E claro que a gente tem mais um ótimo motivo pra voltar sempre.
Adorei a experiência do restaurante The Brasserie, eu escolhi peixe, a comida é leve, fresca, saudável. Uma experiência excelente, uma comida que conta historia, conectada a terra e ao mar.
George Town
E vamos conhecer o centrinho comercial de George Town que é a capital do país e fica na Ilha Grand Cayman. Na época de alta temporada, este é o lugar onde os grandes navios e cruzeiros chegam com seus visitantes para passarem o dia na ilha. E em torno tem uma série de lojinhas, restaurantes, museus para você conhecer e bater perna. Um ponto importante é que Cayman é uma área livre de impostos, e por isso, talvez você ache produtos como perfumes, roupas, grifes, etc com preços em torno de 30% menor do que em outros países pelo mundo.
Cayman National Museum - @museum.ky
E se você achou que só ia encontrar praias sensacionais nas Ilhas Cayman, o destino oferece mais. No centrinho de George Town em um dos seus edifícios mais antigos visitamos o National Museum que conta um pouco da historia do arquipélago, desde a chegada de Cristovão Colombo. É um pequeno museu, mas para quem gosta de entender a história do lugar que está visitando, vale a pena dar uma espiada.
Beach Club Bonny Moon - @bonnymoon.ky
Voltamos para o Hotel Indigo, e ainda foi possível aproveitar a piscina, já que os dias no Verão são bem longos. Esta é a parte boa de viajar nesta época do ano. Banho tomado e fomos jantar em mais um lugar sensacional. em torno de 150 metros do Hotel Indigo esta o super charmoso Beach Club Bonny Moon. O ambiente tem aquela decoração caribenha, DJ com ótimas músicas, inclusive muitas músicas brasileiras e comida espetacular. Pedimos sushi, camarão tigre, ceviche. Sem dúvida, gastronomia é uma das melhores partes da viagem, na minha opinião. E no Caribe é uma festa para quem gosta de peixes e frutos do mar.
Além da comida excelente, o Beach Club é um lugar perfeito para assistir o por do sol em Cayman. Reserve uma mesa na areia e curta o momento.
%2013.16.02_b42883d4.avif)
Cidade das Arraias - Stingray City: @redsailcayman
Este dia era muito esperado. Tomamos café da manhã antes das 7h, e já estávamos prontos para dirigir até a Marina e pegar um charmoso catamarã para uma das experiencias mais emocionantes da viagem – nadar pertinho das arraias e vê-las em seu habitat natural.
Embarcamos no catamarã da RedSail a experiência começou com um café, comidinhas, eem poucos minutos de navegação já estamos no famoso Stingray City Sandbar que é um banco de areia em pleno mar com profundidade de emtorno de 1 metro. E ai a magica acontece, dezenas de arrais nadam de forma livre e praticamente vem até você.
Elas são tranquilas e parecem estar acostumadas com presença humana. Dizem que as arraias podem viver em media 25 anos e chegar a 1 metros de largura. O passeio completo é em torno de 4horas com 2 paradas justamente para aproveitar o mar e mergulhar. Na 2ª parada é possível nadar com snorkel e em um recife próximo ver el ver corais coloridos e muitos peixes. Este é daqueles momentos que a gente pede para o tempo passar bem devagar para ver a natureza em sua forma mais exuberante, e com vários tons de azul. Ai é só navegar, sentir o vento no rosto, e aproveitar.
Eu sou suspeita porque eu amo este tipo de passeio, e para mim, um dos melhores das Ilhas Cayman. Foi sensacional.
%2013.16.01_209505b0.avif)
Restaurante Ms Pippers @mspipers
De volta ao Hotel Indigo para um banho rápido, e trocar de roupa, seguimos para mais um restaurante incrível. O Ms Pipers. O ambiente tem uma atmosfera vintage e com uma vibe charmosa e chique. Ele é inspirado em uma personagem fictícia chamada Ms. Piper, uma viajante dos anos 70 que coleciona lembranças de suas aventuras. O cardapio é apresentado em uma espécie de revista vintage das ilhas e anúncios clássicos da Cayman Airways. E cada detalhe, prato, decoração, música remete a narrativa desta viajante.
O restaurante fica coladinho ao Hotel Hampton by Hilton e os jardins do restaurantes são debruçados para a piscina do hotel. A comida é excelente, bem como o atendimento e cada detalhe da decoração. Mais um restaurante excelente em Grand Cayman.
%2013.26.27_7778f7f9.avif)
Cayman National Gallery - @natgalcayman
E a tarde foi dedicada a conhecer o National Gallery, um espaço moderno, com arquitetura arrojada e que foi absolutamente surpreendente.
Conhecer destino pelo olhar da arte é sempre muito especial, e foi assim a minha visita ao National Gallery, só que este não fica em Londres. O espaço é de 1996 e explora temas como a identidade caribenha, meio ambiente, arquitetura das casas das ilhas, a relação com o oceano.
São 250 obras que vão desde pinturas, esculturas e arte digital, e ainda existe um jardim de esculturas. Para quem pensou que só ia encontrar praias com mar azul turquesa, as ilhas Cayman com certeza surpreendem. Este é daqueles lugares para esquecer da vida, e se encantar com a arte local e conhecer as ilhas através deste olhar tão particular. Amei o National Gallery.
Que delicia descobrir estas janelas para a alma caribenha. Memoria, arte, cultura, historia!
%2013.16.01_ea632dc1.avif)
Restaurante Rasa - @rasagrandcayman
Sem exageros, esta foi a melhor a melhor experiência de todos os países em que eu já viajei sob a ótica de jantares sensacionais. Em 7 etapas, o jantar preparado pela chef Sara Dall´Armie e sua equipe foi uma verdadeira viagem sensorial, com texturas, cores e aromas surpreendentes.
E o grand finale foram as pétalas de rosas congeladas finalizando as sobremesas. Um verdadeiro show. Em cada etapa do jantar um achef vinha a nossa a nossa explicar o prato, e a culinária teve toques e ingredientes caribenhos, asiáticos e mediterrâneos. Se você quiser ter esta experiência é importante reservar com antecedência. O menu é em 7 etapas, a cozinha é aberta, nós podemos acompanhar a elaboração de cada comida. Sem dúvida é muito mais do que um jantar, é uma experiência única, e foi tudo impecável. Um ótimo lugar para celebrar uma data especial, um aniversário, um momento que a gente quer guardar para sempre na memória e no coração.
%2013.16.01_0bc4a457.avif)
SPA Resort Seafire - @seafireresort
E este dia foi dedicado a um SPA. Mas não era um Spa comum. O sensacional SPA do Resort Seafire foi considerado pelo Guia de Viagens da Forbes 2024 como um dos `Finest Properties in the World`. O ambiente é tranquilo, exclusivo, a decoração é suave, os amenities são impecáveis, a piscina de hidromassagem tem agua quentinha e me lembrou uma vibe asiática. E sobre a massagem de 60 minutos , você só quer que o tempo pare, porque é perfeita. Mais uma experiência inesquecível nas Ilhas Cayman.
%2013.21.23_d209187b.avif)
Brunch de Domingo Resort Seafire - @seafireresort
Depois de uma manhã inteira relaxante, e como era domingo fomos experimentar o Brunch do Resort Seafire. O local estava bem cheio e muito legal ver famílias e amigos celebrando sem pressa e com uma gastronomia tão variada e farta, que era impossível não querer experimentar um pouco de tudo. Aqui reservar é fundamental. E uma outra dica, vá com calma porque o Brunch é aquele momento para realmente comer com calma, aproveitar o hotel e celebrar.
Seven Mile Beach - uma tarde inteira em uma das praias mais bonitas do mundo
2 horas depois do Brunch, a idéia era passar o resto do dia aproveitando o que Cayman tem de melhor: as praias. Voltamos caminhando pela orla da praia e em 2 minutos sentamos nas cadeiras preparadas pelo Hotel Indigo, no qual estávamos hospedadas. Toda a estrutura do hotel na praia fica coladinho ao Beach Club Boony Moon que eu já falei por aqui.
Ai era nadar, relaxar, aproveitar o sol do caribe nas aguas tranquilas e azul turquesas deste lugar que sem duvida é um presente da natureza.
%2013.21.23_ab795d77.avif)
Jantar no Hotel Marriott - @grandcaymanmarriott
E nosso último jantar desta viagem que vai deixando saudades foi no Hotel Marriott que também fica na orla da Seven Mile Beach. Logo na entrada já me encantei com uma parede imensa com esculturas de arraias. E ai fomos jantar no restaurante principal do hotel com carnes, peixes, saladas, entradinhas deliciosas.
Volta para Casa - @caymanairways
No dia seguinte bem cedinho dirigimos até o aeroporto que fica bem próximo, sem transito e embarcamos na Cayman Airways por 1h40 e chegamos no Panamá. E depois de uma rápida conexão no Panamá, embarcamos com a Copa Airlines direto até São Paulo. O horário de voo foi em torno de 6h30. Foi uma viagem linda, cheia de descobertas. As praias são incríveis, a gastronomia é divina, a hospitalidade dos hotéis é impecável, e a natureza é um presente.
Compartilha este post no blog com quem está buscando uma inspiração para a próxima viagem de férias e segue acompanhando o @Viajandocomhistoria nas redes sociais.
%2013.19.17_f4815221.avif)