Campos do Jordão: Roteiros da Suiça Brasileira
Campos do Jordão
Eu sou suspeita para falar de Campos do Jordão, porque eu absolutamente amo a cidade, até nos finais de semana de inverno, quando ela fica completamente lotada. Eu gosto da vibe, do friozinho, dos restaurantes, das flores, do centrinho, dos hoteis, das pousadas, dos chocolates, das estradas, dos mirantes, enfim de todo o charme que a Suiça Brasileira oferece aos turistas. Eu sou daquele tipo realmente apaixonada por Campos do Jordão.
Mas reconheço que em determinados meses do ano, a cidade fica meio caótica por causa do volume de visitantes que vão passar um final de semana, ou mesmo fazer um bate-volta de São Paulo, já que é muito pertinho e a rodovia é excelente. Então aqui já vai a primeira dica: se você puder, evite os finais de semana!
E a segunda dica está relacionada a deslumbrante Serra da Mantiqueira. Campos do Jordão é só uma das cidades charmosas da serra. Se você tiver tempo visite também Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, que são cidades menores, mas com uma natureza perfeita para conhecer.
Participei do FAMTUR em dezembro de 2023 em Campos do Jordão com jornalistas, agências de viagens, operadoras e influenciadores. Foram 4 dias com uma agenda intensa conhecendo lugares, restaurantes, hospedagens, e conto tudo abaixo! E revisitei Campos agora em Novembro de 2024, e cada vez que eu vou a cidade esta ainda melhor. Abaixo 30 lugares e experiências para você descobrir e viver em Campos do Jordão. Espero que goste!
O que fazer na cidade e lugares para conhecer
Cada vez que eu vou a Campos do Jordão é incrível o número de atividades novas que vão surgindo como parques, cafeterias, restaurantes, hotéis. Então o objetivo aqui é sempre atualizar este post, a cada novo passeio que vá surgindo.
1 – Amantikir, Jardim que Fala
Vamos começar pelo clássico e imperdível parque Amantikir. São 26 jardins inspirados em diversos parques do mundo com características e referências paisagísticas de países como Inglaterra, Japão, Alemanha, e tantos outros. O lugar é muito caprichado, a sensação é de estar sendo transportado para um mundo paralelo de sonhos e beleza natural.
Lendo um pouquinho sobre a história do parque, parece que a idéia nasceu do engenheiro agrônomo e paisagista Walter Vasconcelos após viajar por dezenas de jardins pelo mundo e voltar com a sensação que sua cidade precisava de um espaço tão inspirador quanto aqueles que ele visitava.
Eu não tenho dúvidas que ele conseguiu. Sorte a nossa, dos visitantes ter um parque como este, em Campos do Jordão para explorar jardins belíssimos. Na minha opinião, esta é uma das melhores atrações de Campos do Jordão. E o bacana, é que abre todos os dias. Chegue cedo para evitar filas.
Instagram: @amantikir
Endereço: R. Simplício Ribeiro de Toledo Neto, 2200 – Gavião Gonzaga, Campos do Jordão
2 – Horto Florestal
O Horto Florestal é outro lugar imperdível em Campos do Jordão. É uma área remanescente da Mata Atlântica recheada de trilhas, araucárias, matas e muita história. O parque foi criado em 1941. São diversas atividades de ecoturismo, restaurantes, lagos e muita caminhada.
O parque é gigante, e quando eu fui havia um transporte, tipo um trenzinho para ajudar aos visitantes a explorarem o parque, já que as distâncias são longas. São muitas trilhas também com diversos níveis de dificuldade, então é só escolher e aproveitar.
Passei uma manha inteira no Horto Florestal, e a vontade era de ficar o dia todo.
Endereço: Av. Pedro Paulo, s/n, Campos do Jordão
3 – Restaurante Dona Chica dentro do Horto Florestal
Eu só tinha ouvido excelentes depoimentos sobre o famoso Restaurante Dona Chica que fica dentro do Horto Florestal. Para ser bem sincera isso me gerou muita curiosidade e elevou minha expectativa. Afinal o que era tão diferente no Restaurante Dona Chica.
E realmente a experiência é absolutamente incrível. A comida é divina, quase uma obra de arte, desde a apresentação dos parques, da simpatia do Chef Anderson, do local que é todo aberto, no coração do horto florestal, da decoração. Eu entendi depois do almoço perfeito que tivemos por lá, que o restaurante merece toda a fama que tem. Eu só quero voltar e experimentar muito mais desta gastronomia tão incrível do Dona Chica. Amei tudo!
Instagram: @donachicarestaurante e @donachicanahorta
Endereço: Avenida Pedro Paulo, s/n – Horto Florestal, Campos do Jordão Aberto todos os dias das 11h30 às 17h
4 – Prana Park
Este é um parque relativamente novo Campos do Jordão e para quem gosta de turismo de aventura é um opção imperdível. Ao chegar no parque, você estaciona na entrada, e tem duas opões. Ficar na área do restaurante ou seguir com um carro do próprio carro que te leva através de uma estrada de terra até as atividades mais radicais, tipo tirolesa, etc. O que eu gostei mesmo foi a instalação que simula uma gigante vassoura de bruxa debruçada para a imensidão da serra da mantiqueira. É uma sensação muito bacana.
Algumas atividades são pagas, como uma bicicleta presa por fios e que você pedala sobre a serra da mantiqueira. Eu achei um pouco radical, mas para quem gosta de aventura é perfeito. E você pode combinar o passeio também como o Prana Café que é aquele lugar perfeito para ver o por do sol, embalado em um balanço daqueles que a gente adora, ouvindo música e tomando um drink. Adorei a experiência nos 2 lugares.
O parque fica perto do Pico do Itapeva, então da para combinar os 2 passeios. E também abre todo dia.
Instagram: @pranapark_fazenda
Endereço: Avenida Gustavo Biagioni, Estr. para o Pico do Itapeva, 7900 – Itapeva, Campos do Jordão
5 – Bosque do Silêncio
Imagina um lugar tranquilo cercado de muita natureza, araucárias, lagos, trilhas. O Bosque do Silêncio é daqueles lugares para se conectar com a natureza. Um dos lugares preferidos em Campos do Jordão. Ele é simples, mas me transmite uma tranquilidade que eu amo sentir.
Com mais de 100 mil m², o parque do Silêncio também conta com atrações como campo de minigolfe, campos de paintball, arvorismo adulto e infantil, e chalé de cromoterapia.
Endereço: Avenida Senador Roberto Simonsen, 1724 - Jardim Alpestre, Campos do Jordão - SP,
6 – Parque da Lagoinha
Este foi um lugar que me surpreendeu em Campos do Jordão. É um parque público, gratuito e cheio de atrações bacanas para os visitantes e turistas. Quadras de volei de areia, lagos, trilhas, restaurantes, áreas para piquenique e ainda uma lojinha muito fofa que vende produtos de lã feitos por artesãs que vivem em Campos do Jordão. O parque é bem cuidado e acho que é bastante novo. Vale a pena passar uma manha por lá.
7 – Morro do Elefante e Mirante
Este mirante fica situado praticamente no centro turístico de Capivari em Campos do Jordão. A princípio a forma mais fácil de chegar ao Morro do Elefante é de teleférico que foi totalmente remodelado, e está bem moderno e confortável. Mas você também pode chegar de carro e aproveitar uma das vistas mais lindas da cidade de Campos. O trajeto é asfaltado, com algumas curvas, mas é bem fácil de chegar.
E como parte da atração do teleférico, quando o visitante chega ao mirante, existem também lojinhas, cafés, e ainda um trenó que é pago a parte e vai descendo até o parque do Capivari
8 – Parque Capivari
Um parque novinho no coração de Capivari, que é o centrinho turístico da cidade. Trata-se de uma grande e caprichada praça com inúmeras atrações, como pedalinhos, roda gigante, kioskes de comidinhas e muito mais. O parque ainda conta com um pequeno museu de trem contando um pouquinho da historia deste meio de transporte. Nos finais de semana é possível fazer o passeio de trem em um roteiro bem turístico. E durante a semana os trilhos do trem ainda rendem fotos lindas.
E o teleférico agora totalmente remodelado, oferece opções de cabines fechadas e cadeiras abertas e bem confortáveis. Cada vez que vou a Campos do Jordão, encontro novidades no parque do Capivari. Lojas, cafés, kiosks de cervejarias e muito mais. A decoração de Natal é sempre muito caprichada, e é lá que também acontece as apresentações, espetáculos da cidade.
Endereço: Rua Engenheiro Diogo José de Carvalho, 1291 - Capivari, Campos do Jordão - SP
https://parquecapivari.com.br/
9 – Passarela de Guarda-Chuva
Talvez este seja o lugar mais fotografado de Campos do Jordão. Realmente é um cantinho lindo que possui uma passarela suspensa com muitos guarda chuvas coloridos (para o dia dos namorados os guarda chuvas foram trocados, agora são todos vermelhos). Ao longo da passarela, podemos observar infinitos cadeados com os nomes de casais que vão sendo pendurados.
E no final do caminho, existe uma lojinha que eu acho que vendem os cadeados. Eu acabei caminhando mas não cheguei até a loja. Para quem gosta de tirar fotos coloridas e instagramáveis, este é um lugar imperdível.
Ai vai o endereço para você encontrar a passarela: Avenida José de Oliveira Damas 582 no bairro de Capivari.
10 – Boulevard Genève
Não tem como ir a Campos do Jordão e não passar pela Boulevard Geneve. Trata-se de uma pequena travessa muito charmosa com aquela arquitetura suíça / germânica que é tão característica de Campos do Jordão. Na travessa, você encontra a famosa cervejaria Baden Baden, lojinhas de chocolate, de roupas e outros restaurantes. É tudo tão charmoso, que a gente fica completamente hipnotizado pela flores, e pela arquitetura. Sem dúvida, esta boulevard é a carinha de Campos do Jordão.
11 – Condomínio Vila Holandesa
Saindo do bairro do Capivari, e passeando pela ruas encantadoras de Campos do Jordão, me deparei com este condomínio fofo que possui um grande moinho na frente dos prédios. Eu não resisti e parei o carro para uma foto. É uma graça!
Ai vai o endereço deste cantinho lindo da cidade caso você também goste de fotografar lugares pitorescos por onde viaja: Condomínio Vila Holandesa, Rua Doutor Eurico Sodré 120 no bairro da Vila Inglesa
12 – Mosteiro das Irmãs Beneditinas
Outro lugar que eu nem imaginava que fosse encontrar em Campos do Jordão. Foi a 1a vez que fui visitar. A construção é linda, e é possível andar pelos jardins, e conhecer o mosteiro. Infelizmente eu cheguei justamente na hora do almoço, quando a área interna do mosteiro é fechada. Então vou ter que voltar para ver de perto. Mas já adorei ter tido a oportunidade de passear pelos jardins e conhecer o prédio por fora.
Endereço: Avenida Doutor Adhemar de Barros, 330 - Abernéssia, Campos do Jordão - SP,
13 – Parque Floresta Encantada
Inspirada em historias infantis, bem lúdico e com muita natureza. Eu fui conhecer hoje o parque Floresta Encantada em Campos do Jordão. As casinhas temáticas remetem ao mundo da fantasia. O parque é simples, mas foi muito bacana ver acarinha de encantamento das crianças, e os adultos brincando junto dos pequenos, inclusive entrando em cada casa.
E são varias casinhas, de boneca, de anjo, de gnomo, de bruxa, de fantasma. O parque fica em torno de 5km do centro, de Capivari. Sevoce estiver na cidade, e principalmente com crianças, é mais uma opção de passeio.
Rua Arandi, 270, Vila Porã, Campos do Jordão.
Todos os dias de 9h30 as 17h
Estacionamento gratuito
Do centro, da Vila Capivari ate o parque são em torno de 5km,neste trajeto, 400 metros são de estrada de terra, mas é bem ok e rápido.
14 – Café Sans Souci
Uma das cafeteria mais charmosas em em Campos do Jordão. Uma combinação de bistrô, confeitaria e café. Tudo é bem gostoso, mas o que realmente me chama atenção é a decoração. Cada detalhe, os arcos de flores ao redor das mesas, os pés das cadeiras que são calçados com meias coloridas, o jardim impecável ao redor do edifício, o piano, todo o ambiente é um convite para fazer um lanche com calma, aproveitando cada momento.
Endereço: Avenida Dr. Januário Miraglia, 3260 - Vila Everest, Campos do Jordão - SP,
15 – Parque Bambuí
O Parque Bambuí foi inaugurado em 2023 e é um complexo de lazer de Campos do Jordão que pertence ao Hotel Toriba. Em uma grande área de 336 mil m2 tem muita natureza, lagos, restaurante, cervejaria, e passeio curto de Maria-Fumaça que é de 1920. O paisagismo é lindo, um lugar muito tranquilo, que eu amei conhecer.
O parque ainda inclui esculturas incríveis como o Voo dos Pássaros construída com mais de 1000 gaiolas apreendidas pela Polícia Federal. A 1a vez que vi esta obra, ela estava temporariamente no Parque do Povo em São Paulo. É muito impactante e nos leva a uma importante reflexão.
Rua Fausi Rachid 871, Jardim Toriba, Campos do Jordão
16 – Tarundu
O Parque Tarundu é um clássico em Campos do Jordão com diversão para pessoas de todas as idades. Com uma infinidade de atrações, o Tarundu tem passeios contemplativo, experiência gastronômica, e mais de 25 opções de lazer como patinação Tirolesa, Passeios a Cavalo, Pônei, Charrete, Arco e Flecha, Tiro Esportivo, Boia Cross.
O parque é daqueles lugares que você precisa ir com calma, para aproveitar o dia todo, já que existem muitas atrações.
Avenida José Antônio Manso, 1515, Lajeado, Campos do Jordão
17 – Palácio Boa Vista
Para quem gosta de fazer passeios históricos, o Palácio Boa Vista em Campos do Jordão é imperdível. O imóvel é tombado pelo patrimônio histórico e sua construção foi iniciada em 1938 para ser uma residência oficial de verão. O palácio ficou pronto em 1964, e em 1970 foi declarado monumento de visitação pública.
A visita ao palácio é muito bacana, ele já recebeu chefes de estados, e a visita guiada vai nos explicando a função de cada cômodo. Adicionalmente, o local ainda abriga um acervo artístico, com mais de 1800 objetos de arte expostas. A visita é fantástica, mas é importante saber que não é permitido tirar fotos, e as visitas são sempre guiadas.
Endereço: Avenida Adhemar Pereira de Barros, 3001 - Jardim Dirce, Campos do Jordão
18 – Museu Felícia Leirner
Este é um dos meus lugares preferidos em Campos do Jordão. Literalmente o Felícia Leirner é um museu a céu aberto. Em uma área de 35 m2, o museu reune um conjunto de 88 obras de bronze, cimento branco, granito e gesso da artista Felícia Leirner. E foi a própria artista que decidiu como distribuir as obras ao ar livre , no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro, que é sede do Festival Internacional de Inverno.
O que mais me encanta no Museu Felícia Leirner, é a integração arte e natureza. O visitante vai caminhando pelos jardins, e ao mesmo tempo se encantando com as obras de Felícia, e elas estão agrupadas de acordo com as fases da trajetória de Felícia: figurativa (1950-1958), a caminho da abstração (1958-1961), abstrata (1963-1965), orgânica (1966-1970) e recortes na paisagem (1980-1982).
Sobre a artista, Felícia Leirner nasceu em 1904 em Varsóvia, na Polônia. Ela se mudou para o Brasil 1927, e em 1962 trocou a cidade de São Paulo por Campos de Jordão em busca de uma vida junto à natureza.
Em 1978, Felícia focou muito em seu trabalho, e em 1982 ela inaugurou o Museu Felícia Leirner
Endereço: Avenida Doutor Luis Arrobas Martins, 1880 - Alto Boa Vista, Campos do Jordão
19 – Concha Acústica - Auditório Claudio Santoro no Museu Felícia Leirner
Dentro do Complexo do Museu Felícia Leirner, visite também o Auditório Claudio Santoro e confira a programação de espetáculos que sempre acontece principalmente durante o tradicional Festival de Inverno que acontece anualmente em Campos do Jordão.
o Auditório tem toda a sua historia ligada ao Festival de Inverno. Ele é uma obra-prima da arquitetura e um espaço cultural incrível, contando com 814 assentos e uma infraestrutura de 1a linha.
Endereço: Avenida Doutor Luis Arrobas Martins, 1880 - Alto Boa Vista, Campos do Jordão
20 – Tour Cervejaria Baden Baden
A cervejaria Baden Baden é uma das mais tradicionais e conhecidas de Campos do Jordão. E além do endereço conhecido no centrinho do Capivari que é quase uma parada obrigatória para o almoço, uma cerveja ou um rodizio de fondue, o visitante pode conhecer as instalações da cervejaria e fazer uma degustação harmonizada. Mas é importante reservar e conferir os horarios antecipadamente. No local existe também uma lojinha com produtos ligados a cervejaria.
Av. Matheus da Costa Pinto, 1653 - Vila Santa Cruz, Campos do Jordão
21 – Parque Pico do Itapeva
Apesar do parque não ficar exatamente em Campos do Jordão, o passeio é bem pertinho e na minha opinião vale a visita. Com uma vista de tirar o fôlego para a serra da Mantiqueira, o Parque Pico do Itapeva, fica na cidade de Pindamonhagaba, na divisa com Campos do Jordao. O lugar é muito amplo, agradável, tem um mirante único, natureza incomparável. E a cereja do bolo fica para um jardin de lavandas que é belíssimo e rende fotos incríveis.
Endereço: Estrada para o Pico do Itapeva - Pindamonhangaba, SP
22 – Ducha de Prata
Este é um outro lugar clássico em Campos do Jordão. A 1a vez que visitei Campos, eu era criança e ainda morava no Rio de Janeiro, e tenho memórias dos meus pais me levando na Ducha de Prata para visitar. Trata-se de diversas cachoeiras e quedas d'água artificiais ligadas e acessadas por decks de madeiras. O local é bem turístico e cercado de lojas de artesanatos.
Geralmente os passeios de trenzinho fazem uma parada na Ducha de Prata por 20 minutos para os turistas tirarem fotos e percorrerem os decks de madeira.
Av. Mariane Baungart, 2485 - Vila Izabel, Campos do Jordão - SP, 12460-000
23 – A Selva - Ducha de Prata
Antes da entrada da Ducha de Prata pelos decks de madeira, observe um pequeno parque chamado A Selva. A entrada é gratuita, e trata-se de uma trilha com réplicas de animais. Na minha opinião é mais indicado para crianças, mas fomos lá conhecer, e existe um grande deck onde você tem uma vista ampla da Ducha de Prata.
Fica como mais uma sugestão de passeio para a família
Av. Mariane Baungart, 2485 - Vila Izabel, Campos do Jordão - SP, 12460-000
24 – Estação Emilio Ribas - Passeio de Trem Maria Fumaça
A estação de trem é do início dos anos 1900, e o objetivo era transportar pacientes que vinham a Campos do Jordão para tratar doenças pulmonares. Hoje é uma atração turística que funciona geralmente nos finais de semana e feriado. O trenzinho parte da Estação Emilio Ribas ao lado do Parque Capivari e vai até a vila Abernéssia. Esta é uma daquelas experiências pitorescas que as crianças adoram!
O trajeto tem em torno de 4km, e aproveite também para visitar o pequeno museu na própria estação que conta a historia da estrada de ferro.
Endereço: Avenida Emílio Ribas, s/n - Capivari, Campos do Jordão
25 – Parque das Cerejeiras (consulte as datas sobre a florada anual)
Um pedacinho do Japão em Campos do Jordão. Eu visitei o parque uma vez, justamente na época da florada das cerejeiras entre final de julho e início de agosto. O parque possui centenas de cerejeiras, espalhadas por um Jardim Oriental com estátuas, pontes, esculturas, uma cascata e um lago de carpas.
A festa das cerejeiras ocorre durante a florada, e é a época mais linda e especial para a visita. Porém o parque fica aberto o ano todo.
O tradicional festival japonês conta com apresentações comidas típicas e lojinhas. É uma festa bem bonita, então fique ligado para acompanhar as datas que a festa acontece anualmente.
Endereço: Avenida Tassaburo Yamaguchi, 2.173 - Vila Albertina, Campos do Jordão
26 – Parque da Cerveja
Este é um parque com uma ótima infraestrutura p
ara quem gosta de restaurantes, tour e experiência de cervejaria e tudo isso cercado de muita natureza, cachoeira e um mirante de vidro debruçado para a serra da Mantiqueira.
Eu visitei o parque, é bem bonito, porém não fui até o deck de vidro. Então ainda esta na minha lista para conhecer.
Endereço: Estrada Municipal Paulo Costa Lenz César, 2150 - Alto Lajeado, Campos do Jordão
27 – Portal de Campos do Jordão
E o cartão de visitas de Campos do Jordão não podia ficar de fora desta lista de lugares para visitar na cidade. O portal é aquela parada obrigatória para uma foto, e é a via de acesso principal para os visitantes que chegam pela estrada SP-123. Sua arquitetura tem estilo europeu, principalmente da região montanhosa da Suiça, Alemanha, com geometria triangular, muito uso de madeira, tijolos a vista, e principalmente a construção é focada em manter e conservar o calor.
E a técnica de construção Enxaimel foi muito usada em Campos do Jordão, principalmente trazida pelos imigrantes alemães.
Então assim que você chegar na região urbana de Campos do Jordão não deixe de observar o belíssimo portal e de uma paradinha para registrar o momento.
28 – Vista Chinesa
E cada vez que eu vou a Campos do Jordão, sempre tem um lugar que ainda não conheci, ou que não explorei. E nesta última vez, já na volta para São Paulo, poucos kms depois de passar pelo portal da cidade, vimos a indicação da Vista Chinesa ja na estrada.
O espaço tem lugar para estacionar, e oferece uma vista de tirar o fôlego para a serra da mantiqueira, e o vale do Lajeado. Vale uma paradinha para ver toda a beleza que a natureza nos deixou de presente neste lugar!
29 – Experimentar um Rodizio de Fondue em um Restaurante no Capivari
O rodízio de Fondue é um clássico em Campos do Jordão. É romântico, assim como a vibe da cidade, e combina muito com o friozinho da cidade. O rodizio geralmente começa com queijo, segue para carne, e termina com frutas e chocolates. Tem de todos os preços, muitos restaurantes principalmente no Capivari, e opções para todos os bolsos, então escolha o seu preferido e curta muito uma noite com rodizio de fondue
30 – Pousada das Hortênsias
E para finalizar deixo uma dica de hospedagem que é a Pousada das Hortênsias que é super aconchegante, confortável e bem localizada. Ela fica em torno de 700 metros do Parque Capivari que é o coração do centrinho turístico da cidade de Campos do Jordão. A parte que mais gosto é deixar o carro na pousada e não precisar se preocupar em achar uma vaga no centro da cidade.
A Pousada é uma graça e já me hospedei 2 vezes por lá. Nesta última vez, em Novembro de 2024 para ver de perto a decoração temática de natal que por sinal está um encanto e tem a Turma da Mônica como temática principal.
E a cereja do bolo na Pousada das Hortênsias, é o tradicional chá da tarde, recheado de bolos, doces e pãezinhos. Tudo uma delicia! Acabei de volta e já morrendo de saudades.
@pousadadashortensias
Site: www.dashortensias.com.br
whatsapp: 12-997065862 - reservas também pelo telefone: 12-36636010